O Parque Tecnológico São José dos Campos foi um dos representantes das tecnologias aeroespaciais desenvolvidas no Brasil na FIDAE 2022 (Feria Internacional del Aire y del Espacio), que aconteceu entre os dias 5 e 10 de abril, em Santiago, no Chile.
A FIDAE é considerada um dos maiores eventos dos segmentos de Defesa e Aeroespacial da América Latina. A feira reúne expositores e visitantes dos cinco continentes e é uma boa oportunidade para as indústrias brasileiras estabelecerem contatos para novos negócios e parcerias.

Aeronaves expostas na área externa da FIDAE 2022 (Feria Internacional del Aire y del Espacio)
Grandes fabricantes do setor aeroespacial de todo o planeta estiveram presentes nos estandes para demonstrar seus produtos, equipamentos e serviços. Os sete grandes pavilhões foram visitados por representantes das forças armadas de variados países, pela sociedade civil e por empresários que desejavam conhecer mais do mercado global e fazer negócios.
O Parque Tecnológico é gestor do Cluster Aeroespacial Brasileiro, o principal grupo brasileiro de empresas do setor. Para Daniela Villas Boas, representante do Cluster Aeroespacial Brasileiro no evento, participar da FIDAE trouxe a possibilidade de se conectar com outros players do setor. “O Cluster Aeroespacial não poderia deixar de prestigiar esse ambiente tão atrativo e dinâmico com diversas possibilidades de networking e divulgação das capacidades e expertises de suas empresas associadas”, comenta Daniela.
O coordenador da Apex-Brasil, Daniel Pirola, destaca a importância da presença do PqTec na FIDAE para trazer projeção para o mercado internacional. “O setor aeroespacial é um setor internacionalizado por natureza, haja visto sua atuação intercontinental, além fronteiras. Empresas desse setor que não atuam globalmente ficam muito expostas às variações do mercado interno além de perderem grandes oportunidades no exterior. A participação do PqTec e das empresas do setor em um evento da importância da FIDAE mostra que a internacionalização já está na estratégia das empresas, que com o apoio da Apex-Brasil, tem muito mais chances de encontrar negócios e crescer no mercado internacional”, analisa Pirola.
O estande do PqTec foi visitado por autoridades militares, como os representantes da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), representante do Ministério da Defesa espanhol, por interessados pelo Cluster na Câmera de Comércio Brasil-Chile, pelo Chefe do Setor Econômico e Comercial do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, pelo coordenador do programa setorial Aerospace Brazil da APEX-Brasil, por representantes de clusters aeroespaciais da Colômbia e da Argentina e por variadas empresas que identificaram potenciais sinergias e querem fazer negócios com o Brasil.
Sete empresas associadas ao Cluster também tiveram estandes exclusivos para divulgar produtos e serviços e estabelecer novos contatos, são elas: LACE, GGB, GMP Marcatto, Avionics, Akaer, Mac Jee e Embraer.