Ocorreu hoje, 4 de novembro, no Parque Tecnológico o evento “Doing Business with Boeing”. O evento é uma iniciativa do Cluster Aeroespacial Brasileiro para aproximar suas associadas da gigante norte-americana. O workshop teve o objetivo de fornecer as instruções necessárias para as empresas associadas se tornarem mais competitivas no mercado aeroespacial, ao receberem todas as instruções para se tornar possíveis fornecedoras da Boeing.
É uma das primeiras iniciativas do Parque que ocorreu de forma presencial depois da pandemia de Covid-19, seguindo todos os protocolos de segurança. “É de extrema importância começarmos a retomar a rotina presencial em um evento com a Boeing, um dos grandes players globais do mercado aeroespacial. A empresa contribui ao apresentar o cenário do setor e mostrar sua visão, além de compartilhar informações sobre como participar dessa cadeia em nível global e tê-la como cliente. É uma grande alegria receber nossos associados para se reunir com uma grande OEM que pode trazer negócios para o Brasil e para os empresários brasileiros”, relata Marcelo Nunes, diretor -geral do Parque Tecnológico São José dos Campos.
A Boeing, que completa 90 anos no Brasil em 2022, tem uma presença forte no país e tem aqui um mercado importante e significativo. Segundo A. Landon Loomis, diretor da Boeing Brasil, o país é um parceiro muito importante. Para ele, o Brasil é líder em vários aspectos dentro da indústria de aviação. “É importante desenvolver toda a cadeia de valor. Estamos aqui hoje porque o Parque Tecnológico é um dos parceiros mais importantes para poder conhecer a indústria nesse nível. Para nós, representa um passo muito concreto e muito importante desenvolver esse tipo de relacionamento e parceira aqui no Brasil,” diz Landon.

O diretor-geral do PqTec se reúne com o diretor-geral da Boeing Brasil
Expectativa do mercado
O evento contou com a apresentação e explicação completa do formulário oficial utilizado pela Boeing para certificação dos seus fornecedores. A aproximação e interesse da Boeing em fazer negócios no país gera otimismo para todo o mercado aeroespacial. “Fazer negócios com a Boeing é algo que sempre cria uma boa expectativa para nós, afinal de contas quando se é fornecedor do segmento aeroespacial não dá para pensar em não fornecer para a Boeing”, conta Fábio Cruz, gerente de vendas e desenvolvimento de negócios da ThyssenKrupp. “A aproximação já ocorreu no passado, mas como os dois últimos anos foram atípicos em razão da pandemia e da reação do mercado, estamos interessados em retomar a iniciativa e ansiosos para ver quais são os próximos passos e como poderemos fazer negócios com eles”, acrescenta.
Preparar a cadeira do mercado para fornecer produtos de qualidade é um dos compromissos do Cluster Aeroespacial Brasileiro, que é gerido pelo Parque. Os associados entendem o quanto essa preparação tem um impacto positivo em seus processo. “O evento é muito importante pra nós que estamos à frente de fornecimento de materiais especiais, uma vez que ele vai trazer possibilidade de participarmos do fornecimento de uma empresa como a Boeing”, avalia Gilberto Gonzales, diretor da Metalinox.

Associados do Cluster Aero recebem instruções sobre fornecimento para a Boeing
Para Gonzales, o workshop foi um início fundamental para a aproximação da cadeia fornecedora brasileira com a empresa norte-americana. “Vimos todo o procedimento, toda a metodologia necessária para que as empresas sejam devidamente habilitadas para o seu credenciamento e isso na indústria aeronáutica é uma coisa fundamental, que certamente trará muita facilidade para que nós trilhemos esse caminho de tornar as nossas empresas hábeis a participar desse mercado”, resume.