Para celebrar o mês da mulher, o Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) preparou uma manhã de capacitação para profissionais nesta terça (20). A psicóloga Sheila Berna ministrou palestra com o tema “Inspirando a Liderança e o Protagonismo Feminino”. Sheila é master coach de alta performance para empreendedores e diretora da Fortia Desenvolvimento Humano.
Cerca de 70 pessoas, entre prestadoras de serviços, funcionárias do PqTec e das empresas residentes e lideranças da cidade, puderam refletir sobre os papéis das mulheres na sociedade atual. “O líder deve se perguntar se o que está fazendo vai levar a resultados extraordinários. Que as ideias desta palestra sejam usadas para trabalhar e explorar a liderança das mulheres do Parque Tecnológico”, disse José Iram Mota Barbosa, diretor de operações do PqTec.
Para Sheila, a mulher precisa primeiramente ser líder de si mesma e se descobrir para se tornar uma gestora altamente eficaz. “Não é possível liderar ninguém sem liderar a si mesmo. Os processos de liderança esbarram na percepção que o líder tem de si. Convencer a equipe a entregar o trabalho é uma arte que passa por esse processo de autoconhecimento”, explicou a psicóloga.
As profissionais que desejam se posicionar de forma efetiva no mundo precisam desenvolver algumas competências. De acordo com a coach, a mulher precisa refletir sobre seu espaço na sociedade, buscar o autoconhecimento, ter visão de futuro e pensamento positivo, encarar os desafios como oportunidades para aprender, visar o protagonismo, ter foco e disciplina e usar a tecnologia de forma equilibrada, para estar sempre bem informada e conseguir inovar.
“O maior desafio para a mulher é se permitir construir seu próprio lugar, desprendendo-se de modelos antigos. O ambiente da tecnologia e inovação é uma excelente oportunidade para esse exercício, tanto para a mulher inovar em seu papel na sociedade como para inovar por meio das soluções que propõe para o mundo como uma profissional ”, diz Sheila Berna.