Certa vez um cliente me fez essa pergunta e, de imediato, respondi: depois de o projeto ser contratado, ele seria refeito em qualquer etapa, incluindo a definição estética do produto, até ele gostar. Essa é uma dúvida comum entre clientes que ainda não usaram o design no desenvolvimento de seus produtos.
O design é um processo que utiliza métodos e ferramentas para resolução de problemas aplicado ao desenvolvimento de produtos. É muito difícil um cliente não gostar de um “design”, já que ele participa de todas as etapas do processo.
Dentro de uma metodologia básica de desenvolvimento, a primeira etapa é a elaboração do briefing – uma das ferramentas mais importantes para balizar o que será desenvolvido e realizado com o cliente e sua equipe para estabelecer os requisitos que delimitam o escopo do projeto.
O documento gerado a partir dessa etapa, mesmo sendo elaborado com o cliente, necessita da sua aprovação formal. Como qualquer alteração posterior pode gerar custos adicionais ao desenvolvimento, o briefing deve ser feito com calma e ser o mais completo possível.
Em seguida, é elaborada uma pesquisa sobre os produtos similares, os concorrentes em um nível global e toda e qualquer informação relevante ao projeto, com o objetivo de compreender e se aproximar do universo a que o produto a ser desenvolvido pertence.
Mantendo as informações do briefing e a pesquisa em mente, passamos para a etapa chamada de “ideação ou geração de alternativas”, quando nasce o conceito estético e, em alguns casos, o conceito funcional do produto. Neste ponto, a equipe de design escolhe duas ou três opções de conceito que melhor atendam ao briefing e às expectativas, para apresentar ao cliente e solicitar a sua aprovação ou ouvir seus comentários e sugestões para gerar uma opção exatamente como imaginou.
Só com a aprovação formal do cliente poderemos passar para o que é chamado de etapa de engenharia, em que a opção escolhida será ajustada para o processo de produção.
Por isso digo que não existe a possibilidade do cliente não gostar do “design” que foi feito. Ele participa de todo o processo e, se ele não gosta de algo, a etapa será refeita até a sua aprovação.
Mais informações:
www.lucenadesign.com.br
contato@lucenadesign.com.br
(11) 95458 7402