Muitos empresários, engenheiros, técnicos, assistentes, startups e até clientes confundem o “valor monetário” com o valor implícito que um produto ou serviço traz do ponto de vista do cliente.
O valor do ponto de vista do cliente são os atributos que ele espera receber para atender suas expectativas – pode ser por função, conforto, satisfação ou status. Valor é aquilo que faz você até pagar mais (do ponto de vista monetário) mas com satisfação!
A percepção de valor faz com que o cliente adquira o produto ou serviço da sua empresa ou do seu concorrente. Para um cliente que quer comprar um carro robusto e econômico para trabalhar talvez a característica principal seja o custo total por km rodado (considerando preço do veículo, manutenção e consumo de combustível). Para um cliente que deseja comprar um carro que destaque seu sucesso econômico (status, por exemplo), atributos como preço elevado, design e exclusividade da posse podem ser os atributos relevantes.
O ponto fundamental é que o valor é definido exclusivamente pelo cliente. Todos os conceitos e filosofias de melhoria contínua ou de produtividades – sejam elas Lean, Kaizen, SCRUM, Gestão de Projeto (PMBOOK), ou Gestão da Inovação (Design Thinking, por exemplo) – têm como princípio básico o valor do ponto de vista do cliente.
Existem várias ferramentas e metodologias que nos ajudam a entender, identificar, verificar e comprovar o valor do ponto de vista do cliente. Por exemplo: Mapeamento do Fluxo de Valor, Mapeamento de Persona, entrevistas, entre outras.
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