
O Cluster Aeroespacial Brasileiro foi constituído em 2006 para consolidar a cadeia produtiva aeroespacial e de defesa no Brasil. Ao unir forças de todas as empresas do segmento em uma grande rede de colaboração e sinergia, o Cluster estimula a competitividade no mercado local e global e fortalece os negócios de todos os portes.
O Parque Tecnológico é gestor do Cluster e utiliza toda sua expertise em conexão para promover inovação e empreendedorismo também às empresas associadas.
O Cluster é pioneiro no Brasil e reconhecidamente o mais importante da América Latina. Congrega mais de 100 empresas que têm mais de 15.000 postos de trabalho e tem como empresa âncora a Embraer, terceira maior fabricante de aeronaves do mundo.
As empresas do Cluster atuam em engenharia, aviônicos, ferramental, logística, indústria e manufatura, defesa, segurança e espaço.
Para atingir seu objetivo, o Cluster Aeroespacial Brasileiro atua em diversas ações voltadas para treinamento e capacitação, internacionalização, captação de recursos e suporte à inovação tecnológica. Também promove rodadas de negócios e missões comerciais nacionais e internacionais, realizadas por meio de iniciativas próprias ou convênios com instituições públicas e privadas. Serviços de consultoria, assim como acesso a estudos de inteligência de mercado, também são facilitados para as empresas associadas ao Cluster.
Empresas podem se associar ao Cluster Aeroespacial Brasileiro a qualquer momento.
Mais informações: clusteraero@pqtec.org.br
Desenvolvimento do Cluster
2005
Pesquisa com fornecedores locais do setor aeroespacial, para a identificação dos desafios e oportunidades do segmento
2005
Inserção do APL Aeroespacial na agenda do Programa de APLs do Ministério de Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo
2006
Formação do Comitê Gestor e criação do Cluster Aeroespacial Brasileiro
2008
Consolidação do Cluster e reconhecimento nas esferas municipal, estadual e federal
2008
Primeiro Convênio com a Apex-Brasil
2010
Fortalecimento da Governança
2011
Primero Convênio com a ABDI
2015
Projetos Mobilizadores | Formação de Consórcios
2020
Aprovação no processo de revalidação/reconhecimento pelo Governo do Estado de São Paulo
Vantagens
-
Gerar competitividade, inovação e crescimento
-
Diversidade de atores envolvidos
-
Transmissão de conhecimentos
-
Inteligência de mercado
-
Acesso a projetos de PD&I
-
Acesso a mercado nacional e internacional
-
Ações para atração de investimentos diretos
-
Visibilidade
-
Acesso a instituições financeiras públicas e privadas
-
Apoio à exportação e internacionalização
-
Capacitação
-
Suporte a certificação
-
Consultoria empresarial
-
Infraestrutura de trabalho (salas de reunião, auditórios, uso de servidor)
-
Conexões e networking: reuniões bimestrais; feiras; missões; rodadas de negócios, visitas de relacionamento
-
Cooperação intracluster e interclusters
As empresas desenvolvem um conjunto de produtos e serviços
Aeronáutica
Aviação comercial, executiva e militar; produção de jatos pequenos e médios, helicópteros, aviões, montagens e peças estruturais, partes para motores, componentes e peças, equipamentos de rádio, equipamentos de bordo, sistemas de navegação e de controle de tráfego aéreo.
Espaço
Pequenos satélites e estruturas, painéis solares, cargas úteis, foguetes de sondagem e veículos lançadores, sistemas e partes, sistemas de propulsão e segmentos de solo e serviços envolvendo imagens de satélite, bem como consultoria e outros serviços especializados.
Defesa
Aviões projetados especificamente para diferentes tipos de missões, veículos aéreos não tripulados, sistemas integrados, equipamentos, componentes e peças, armamento inteligente.
Serviços
Manutenção, reparos e revisão de diferentes tamanhos de aeronaves, motores, componentes e sistemas de equipamentos a bordo. Serviços de design e engenharia de defesa.